O Mercadão de Madureira tem uma história rica e fascinante que remonta ao ano de 1914, quando foi inaugurado como uma pequena feira livre, inicialmente focada na venda de produtos agropecuários.
Localizado onde hoje se encontra a quadra do Império Serrano, ao lado da linha férrea próxima à Estação de Magno, o mercado passou por várias transformações ao longo dos anos.
Em 1929, uma obra de ampliação o transformou no maior centro de distribuição de alimentos do subúrbio. Posteriormente, em 1949, foram construídos 26 novos boxes para a distribuição direta de mercadorias dos produtores à população.
No entanto, o momento mais significativo para o Mercadão de Madureira ocorreu em 1959, quando foi inaugurado com a presença do então presidente Juscelino Kubitschek.
Desde então, o mercado se estabeleceu como um símbolo do comércio na cidade, impulsionando o desenvolvimento econômico local e se tornando parte integrante da vida dos moradores do Rio de Janeiro.
Em um triste episódio, em 2000, um incêndio devastou completamente as instalações do Mercadão de Madureira. No entanto, o que parecia ser o fim foi, na verdade, um recomeço.
Em 5 de outubro de 2001, o mercado reabriu suas portas com instalações modernas, conforto e segurança, atendendo às necessidades do novo milênio sem perder sua tradição.
Com mais de 580 lojas e uma vasta variedade de produtos e serviços, oferecendo preços altamente competitivos tanto no atacado quanto no varejo, o Mercadão de Madureira atrai cerca de 80.000 pessoas por dia.
Hoje, o Mercadão de Madureira é uma referência na cidade e um ponto de convergência social, onde pessoas de todas as camadas da população se encontram.
É um lugar que encapsula o espírito carioca, refletindo suas lutas e alegrias. O mercado continua a desempenhar um papel fundamental na vida dos cariocas, mantendo-se como um centro comercial vibrante e dinâmico, onde a tradição e a modernidade se encontram de forma única.
Mercadão Solidário
Ajuda a Região Serrana – RJ
O Mercadão de Madureira além de ser um ponto de arrecadação de doações para as vitimas das chuvas da Região Serrana, também se encarregou de levar até quem precisa o que foi arrecadado. Em um caminhão gentilmente cedido pela BIG 2000 Doces foram entregas mais de 12 toneladas de doações, distribuidas em Teresópolis na Escola Estadual Vercy Lajolie e na Homédica Brasil, em Friburgo as doações foram entregues na Escola estadual Eduardo Breder e na Igreja Batista Ministério Visão Apostólica.
Ajuda ao Haiti
Dia 10/02 foram entregues a Cruz Vermelha as doações arrecadadas pelo Mercadão de Madureira para serem enviadas ao povo do Haiti. Foram arrecadados 1.314 k de alimentos, 272 pacotes de biscoito, 59 l de leite, 50 latas de óleo, 98 latas de salsicha, 834 l de água, 118 caixas de roupas e também 18 caixas de medicamentos e material de limpeza e higiene.
Ajuda aos desabrigados da chuva no Rio
O Mercadão em uma campanha solidariedade e ajuda as vitimas das chuvas no Rio, arrecadou e doou, roupas, alimentos, material de limpeza, etc para os desabrigados. Os donativos arrecadados foram encaminhados, para a Defesa Civil, para que chegassem ao seu destino.
Mercadão de Madureira RJ Horário – Mercado está Aberto Hoje?
- Segunda a sábado, das 7h às 19h
- Domingo fechado